O que é bruxismo?

Você range ou costuma apertar os dentes com força durante o sono?

Pois saiba que sintomas como esses podem ser sinal de uma desordem funcional chamada Bruxismo.

bruxismo
Ranger os dentes e Bruxismo

Quais os Sintomas do bruxismo?

Como consequência dessa pressão excessiva sobre os dentes pode haver um desgaste ou até mesmo amolecimento dos dentes. Em situações mais graves, o Bruxismo pode acarretar problemas nos ossos da boca, gengivas e nas articulações da mandíbula, sendo um fator de risco para a chamada Síndrome de ATM.

Pessoas que rangem e apertam os dentes geralmente não fazem isso intencionalmente. O aperto é inconsciente e geralmente é mais grave durante o sono. Embora estejam dormindo, as pessoas podem apertar os dentes com uma força de mais de 110 quilos porque não há um mecanismo de resposta de proteção ativo.

Por ser pior durante o sono, as pessoas podem não estar cientes que rangem os dentes, mas os familiares com frequência notam.

Muitas crianças ansiosas ou que sofreram uma alta carga emocional desenvolveram um distúrbio que se chama bruxismo. Ou seja, elas passaram a ranger os dentes enquanto dormem. Esse movimento involuntário da mandíbula, que na maioria das vezes ocorre quando a gente adormece, atinge aproximadamente 19% dos garotos e garotas. Se for persistente, desgasta os dentes, modifica a estrutura óssea temporomandibular – a área entre o osso temporal e a mandíbula – e até aumenta a pressão na cabeça.


Quais as causas do bruxismo?

As possíveis causas para o ranger dos dentes são: distúrbios do sono; mordida anormal, dentes desalinhados e, em crianças, irritação na boca e alergias. Em tais casos, os dentistas podem oferecer um protetor bucal para proteger seus dentes enquanto você dorme.


Qual o tratamento para bruxismo?

TRATAMENTO DO BRUXISMO INCLUI PLACA MIORRELAXANTE E LASERTERAPIA

Os principais objetivos do tratamento de bruxismo são reduzir a dor, evitar danos permanentes aos dentes e reduzir o ranger ao máximo. Uma placa de silicone ou acrílico (placa miorrelaxante) pode ser usada para proteger os dentes, reduzir o travamento, aliviar o sistema mastigatório e reduzir a atividade elétrica muscular causadora da tensão.

placa miorrelaxante
Placa miorrelaxante para Tratamento do Bruxismo

Com diferentes causas, sendo a mais comum o estresse, o Bruxismo tem uma variedade de tratamentos que incluem a laserterapia combinada com a tradicional placa dentária.

O uso de laser de baixa potência tem um efeito analgésico e anti-inflamatório que promove o relaxamento muscular.

bruxismo e dores na face
Bruxismo

Qual médico cuida do bruxismo?

O cirurgião Dentista pode observar desgaste dentário, fratura de restauração ou de dente, língua marcada pelos dentes e/ou linha branca na parte interna da bochecha. Além disso, o bruxismo noturno pode ser um sinal relacionado a apneia do sono e pode apresentar desgastes dentários ainda mais severos.