Implante Dentário: Entenda quando o implante é a melhor opção

A falta de dente afeta não somente a aparência, mas também a saúde do organismo como um todo. Nosso corpo funciona como uma grande máquina e, quando há ausência de uma peça, outras partes do sistema podem ficar comprometidas.

Na tase de Doutorado “Impacto da perda dentária na qualidade de vida de adultos” da dra. Marília Jesus Batista de Brito Mota existem dados interessantes sobre as principais causas de perda dentária,  faixas etárias mais atingidas e as três principais dimensões de impacto na qualidade de vida: social (a capacidade do indivíduo de se socializar e de se sentir confortável com outras pessoas); funcional (a capacidade de mastigar, deglutir, falar); emocional ou psicológica (de se constranger com a aparência; a pessoa sorri com a mão na boca).

Segundo dados do estudo Percepções Latino-americanas sobre Perda de Dentes e Autoconfiança, feito pela Edelman Insights, que ouviu 600 latino-americanos, entre eles 151 brasileiros, constatou que perder os dentes é o segundo fator que mais prejudica a qualidade de vida de pessoas entre 45 e 70 anos.

O processo é traumático, principalmente para as pessoas mais jovens. Por embaraço e falta de informação, o acesso ao tratamento é limitado e falta profissionais de saúde qualificados para orientar a população. Para 32% dos entrevistados, a perda de dentes os impede de ter um estilo de vida saudável e ativo.

 

Inconvenientes associados com Dentadura
Inconvenientes associados com Dentaduras

Quando há falta de um ou mais dentes, a digestão, que começa na boca, não consegue ser completa e os restos de comida chegam em pedaços maiores ao estômago, o que compromete a absorção adequada de nutrientes.

Dependendo da posição do dente ausente na arcada, é possível ficar também com a dicção comprometida. Isso porque os músculos da boca, a língua e os dentes trabalham em conjunto para a produção da fala e, se algo não vai bem nesse sistema, ela pode ser prejudicada.

Na falta de um ou mais dentes, os outros, para compensar essa ausência, tendem a se movimentar, causando desalinhamento e até problemas de mordida e assimetria facial — já que pode haver mais pressão em um dos lados da mandíbula.

A perda óssea ocasionada pela falta de dente é responsável ainda pela flacidez muscular da face, uma situação que, com o passar do tempo, altera a fisionomia do indivíduo e confere um aspecto mais envelhecido na aparência.

Na hora da mastigação, as pessoas que não possuem um ou mais dentes tendem a forçar um lado da arcada mais que o outro, o que pode gerar problemas na articulação temporomandibular (ATM), estrutura que liga o maxilar ao crânio.

Além de estalos e dores na mandíbula, esse quadro pode ocasionar dores de cabeça, no pescoço, nas costas e no ouvido. O problema é que, muitas vezes, o paciente demora a associar esses sintomas com o problema dentário.

 

Vantagens do Implante Dentário

Implantes Dentários x Dentaduras
Implantes Dentários x Dentaduras

1 – Mastigação: Com a melhora da oclusão você volta a ter as condições ideais da articulação da mandíbula e da mastigação. Alimentação melhora, diminuem riscos de problemas no estômago e pode até emagrecer!

2 – Eficiência: Mastigação dos dentes implantados é muito semelhante aos dentes naturais.

3 – Segurança: Com a evolução da odontologia e da tecnologia os índices de sucesso chegam a 98%.

4 – Indolor: As técnicas atuais praticamente eliminaram as possibilidades de dor no procedimento. Recuperação também é muito rápida bastando o uso de analgésicos comuns.

5 – Estabilidade: Implante vai devolver a estabilidade da boca. Não há riscos ou constrangimentos ao sorrir ou comer.

6 – Fonética: Reposição de um ou vários dentes devolve a harmonia de toda a musculatura da boca e auxilia a fala e a dicção.

7 – Sociabilidade: Quem nunca se deparou com uma situação ou história em que alguém que utiliza próteses removíveis (famosas dentaduras), em um determinado momento ficou constrangido pelo deslocamento da mesma? Quem faz implantes dentários perde o medo de falar em público pois não existem chances de deslocamentos de implantes dentários.

Problemas das Dentadura
Problemas das Dentaduras

8 – Preço: Popularização dos Implantes Os avanços nos tratamentos de implantes dentários são inquestionáveis e o melhor disso é que o preço do tratamento só vem diminuindo cada vez mais.

9 – Estética: Os tratamentos de implantes dentários promovem resultádos estéticos incríveis. O antes e depois de um paciente não deixa dúvidas disso. Sorrisos que não têm beleza simplesmente se transformam!

10 – Autoestima: Finalmente o motivo que leva muitas pessoas a buscarem um tratamento de implante dentário: Perder um dente tira a autoestima de qualquer pessoa. Os implantes dentários devolvem aos pacientes a alegria com a aparência do sorriso.

Dra. Carmen Calixto Odontologia

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s